O Grimório - Livro das Sombras

Iniciarei o aprendizado ao caminho mágico com um dos melhores amigos da Bruxa. Desde que a magia é magia, as bruxas possuem o que elas chamam de Grimório, e Gerald Gardner, fundador da Wicca, deu a ele o nome de Livro das Sombras. Eu particularmente gosto da primeira opção, porque o deixa menos ameaçador do que ele é: um livro de anotações mágicas. Mas você pode chama-lo de Livro das Sombras em problema algum. Eu gosto de separar o Grimório de Magias do Grimório de sonhos e acontecimentos, mas não é uma regra, você pode fazer um só Grimório para todo o tipo de situação.

Geralmente, o Grimório é usado para anotar as magias aprendidas, os ensinamentos da religião, receitas mágicas, poderes das ervas, cristais, elementos, lista de anjos e demônios, rituais para proteção contra esses últimos ou evocações de entidades, espíritos e anjos par ajudar à bruxa. Também é usado para anotar um sonho específico ou todos eles ou mesmo para lhe ajudar a anotar alguma situação que lhe pareceu diferente, e merecedora de nota. Nele também estarão seus segredos, e por isso muitos bruxos não gostam de dividir o caderno com ninguém. Eu não vejo necessidade disso, deixo as pessoas verem meu grimório tranquilamente, mas isso é de cada um, e vai do que seu coração mandar.

Existem vários tipos de Grimórios de Magia e NÃO EXISTE REGRA para criação de um grimório. Quando comecei na magia eu era de menor, e tinha que usar o dinheiro da mesada para comprar lanche da escola e doces que meu pai não aceitava me dar (tipo as balas dos cavaleiros do Zodíaco, amava gente). Por esse motivo, eu não tinha dinheiro para mandar confeccionar um como o primeiro livro de magia que li me pediu. Fiquei no poço. Queria um mas não tinha dinheiro. Passado alguns dias eu encontrei com uma bruxa em uma loja esotérica e contei a ela que queria um livro. Ela riu muito e disse que tudo o que estava ao meu redor e desse que a tinta de uma caneta tocasse poderia ser meu livro das sombras. Achei o máximo. Fui até a livraria mais próxima e comprei um caderno de 20 matérias por R$ 3,99 e comecei a fazer meu Grimório. Esse livro está comigo até hoje. Nele tem tudo o que aprendi de criança até meus 20 anos, quando troquei de livro. Ele é grande, mas ao mesmo tempo tem uma simplicidade incrível. Essa foi a primeira vez que a magia simplificada me tocou.

Existem também as High-tech Witchs (ai gente, não ri), que utilizam o Grimório no computador, com arquivos separados por pastas. É muito legal, mas acho meio perigoso, vai que o computador queime ou ganhe um vírus né? Já era anos de estudo.

Então, eu já te digo de antemão que se não tiver como fazer um grimório ou compra-lo em uma loja especializada, que um fichário ou caderno simples já servem como grimório. Se você achar que isso não é o suficiente para a magia, junte grana então. Mas na atual situação do país... vixe.

Como encantar o seu Grimório

Essa não é uma Regra e não faça se não estiver a vontade, mas segue um ritual bem simples para encanto do Grimório:

Ingredientes:
Seu Grimório
1 Caneta de tinta preta virgem
2 velas brancas
1 cristal limpo
1 Incenso de Sândalo
1 copo com água mineral (de garrafa)

Em uma noite de Lua Cheia, deixe o crital de um dia para o outro na Janela dentro de um copo de leite para que ele seja limpo pelo luar. Na manhã seguinte o lave em agua corrente por sete segundos. Ele está limpo agora.
Nesta próxima noite, que ainda será de Lua Cheia, reúna os Ingredientes e siga para um lugar calmo. Pode ser seu quarto, o quintal, o terraço. Não precisa ter a luz da lua, só você e seus materiais.
Sente-se no chão e coloque tudo na sua frente. Como mostra a figura a seguir:


Ajoelhe-se no chão e coloque as duas mãos para o alto. Respire profundamente para sentir sua energia sendo envolvida com a energia da Deusa e do Deus. E  então recite quando estiver pronto:

"Grande Mãe, Deusa das Bruxas e senhora da vida, eu lhe clamo. Esteja presente para abençoar esse meu ritual e transborde em mim sua energia para que eu possa abençoar esse meu Grimório. Deus Pai, Deus das Bruxas e senhor de todo o verde, eu lhe clamo. Esteja presente para abençoar esse eu ritual e transborde em mim sua energia para que eu possa abençoar esse meu Grimório. Que assim seja." 

Agora, vamos fazer as invocações dos elementos, como se segue abaixo:

Terra:
"Pequenos amigos da Terra, estejam presentes e emprestem um pouquinho do seu poder a este cristal para que eu possa encantar o meu Grimório. Abençoados sejam em sua presença"

Ar:
"Graciosas amigas do Ar, estejam presentes e emprestem um pouquinho do seu poder a este incenso para que eu possa encantar o meu Grimório. Abençoados sejam em sua presença"(Acenda o incenso)

Fogo:
"Iluminados amigos do Fogo, estejam presentes e emprestem um pouquinho do seu poder a estas velas para que eu possa encantar o meu Grimório. Abençoados sejam em sua presença" (Acenda as velas)

Água
"Delicadas amigas da Água, estejam presentes e emprestem um pouquinho do seu poder a esta água para que eu possa encantar o meu Grimório. Abençoados sejam em sua presença"

Feito isso, pode se sentar de pernas cruzadas. Pegue seu Grimório na mão e o levante alto, dizendo:

"Grande Mãe e Grande Pai. Agraciem meu instrumento mágico para que eu possa seguir nesta caminhada com sabedoria. Que ele guarde meus segredos, que ele guarde os segredos da magia e que ele seja um poderoso amigo em meus dias mágicos. Aceitem esse como meu Grimório Mágico e façam dele meu aliado."

Passe rapidamente caderno perto das chamas:

"Guardiões do Fogo, emprestem o seu poder para meu Grimório"

Imagine uma luz vermelha irradiar das velas.
Passe ele na fumaça do incenso:

"Guardiões do Ar, emprestem o seu poder para meu Grimório"

Imagine uma luz branca irradiar do incenso.
Repouse o Grimório no chão e encoste o cristal sobre ele:

"Guardiões da Terra, emprestem o seu poder para meu Grimório"

Imagine uma luz verde irradiar do cristal.
Por fim, pingue umas gotas de água nele dizendo:

"Guardiões da Água, emprestem o seu poder para meu Grimório"

Imagine uma luz azul irradiar das gotas de água.

Abra o Grimório na primeira página. Se quiser ter feito uma capa para ele, tudo bem, e também uma primeira página personalizada. Porém, deixe um espaço para o que vai fazer agora. Pegue a caneta de tinta preta e escreva seu nome nela (se já tiver nome mágico pode ser ele), dizendo:

"Eu agora o faço meu, Grimório. Que todas as palavras que você guardar sejam minhas, e que ninguém possa saber seu conteúdo a não ser eu, ou quem eu permitir. Que esse ritual marque o início de uma união, que nos tornará um único ser em sabedoria".

Feche o Grimório, pegue ele e o abrace. Isso mesmo, abrace bem forte, como se ele fosse seu melhor amigo. E então diga:

"Somos parte de um só ser agora, meu Grimório de Magia, eu lhe encontrarei todo dia. E essa é toda a verdade do universo. "

Novamente ajoelhe-se, dizendo para cada elemento

:

"Guardiões da (o) ______. Obrigado pela sua presença e auxilio. Que sejamos sempre grandes amigos. Abençoados sejam em seu retorno para a casa".

Abra as mãos em sinal de honra ao Deus e a Deusa e diga:

"Grande Mãe e Grande Pai, obrigado pela benção deste ritual de hoje. Que nosso caminho junto seja sempre de união e amor. Me abençoem para que eu sempre receba as magias próprias para meu Grimório e sempre tire de perto dele, pessoas que o farão mau. Agradeço por todo o sagrado que eu recebi hoje, e que abençoada seja nosso caminho juntos. Esse Ritual está terminado. Obrigado".

Apague as velas com um abafo das chamas (não assopre) e deixe o incenso queimar até o fim. O cristal pode ser usado novamente, mas deixe-o em um pano branco virgem para não perder a energia dos duendes. A água deve ser jogada na terra, não beba.

O Grimório pode ser guardado em um pano branco virgem, um saco de pano ou couro ou dentro de uma gaveta. Sempre que achar necessário, escreva nele. Se sentir falta dele, o leia. Ele será um grande aliado e amigo e quando precisar de um encanto, ele sempre atrairá algo para você escrever nele. Conte sempre com esse amigo sábio.

Note o quão simples esse é,  feito com caderneta de papelaria, mas igualmente poderoso

0 comentários:

Postar um comentário